FILIAÇÃO ATLETAS CBAT

FILIAÇÃO CBAt

Uma das premissas para ser CAMPEÃO GAÚCHO de Trail Running é estar filiado a CBAt.

Estamos definindo com a Federação estadual os próximos passos para filiação 2020, aguarde novidades!

Termos uma ranking ligado a CBAt é solidificar o esporte e quantificar com números reais para busca de bons patrocínios para os eventos e atletas.

Mas o que a CBAt tem a ver com o Trail Running?

Matéria de 1º de junho de 2017

CBAT FILIA-SE À IAU, WMRA E ITRA E BUSCA NORMATIZAR AS CORRIDAS DE MONTANHA, TRILHA E ULTRAMARATONA NO BRASIL. LEIA NOTA OFICIAL. MATÉRIA REALIZADA PELA ADVENTUREMAG

A CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo – , informa em nota oficial que se filiou à IAU- Associação Internacional de Ultramaratonistas, WMRA – Associação Mundial de Corredores de Montanha e ITRA – Associação Internacional de Corredores de Trilha.

bat_itra_wmra_aiu.png

Leia a Nota Oficial Nº 62/2017 abaixo:

I. Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona

Considerando que a CBAt passou a ser a única entidade brasileira reconhecida pelas entidades internacionais que regem os segmentos do Atletismo de Corrida em Montanha, Trilha (Trail) e Ultramaratona no país, e que tais segmentos estão regidos pelas Regras Oficiais de Competição da IAAF, comunica-se que a CBAt se filiou a IAU – Associação Internacional de Ultramaratonistas, WMRA – Associação Mundial de Corredores de Montanha e ITRA – Associação Internacional de Corredores de Trilha.

Em função do exposto acima e para que a Confederação tenha uma maior proximidade com praticantes dessas modalidades do Atletismo, sejam, corredores, treinadores e demais profissionais, bem como com organizadores de eventos, a CBAt comunica que os profissionais abaixo serão os consultores junto à comunidade atlética dos segmentos indicados:

– Sidney Togumi – Corridas em Montanha e Trilha – sidney@cbat.org.br

– Oscar Prisco – Corridas de Ultramaratona – oscar@cbat.org.br

Os profissionais acima, devem nortear as ações da CBAt baseados nos pilares abaixo:

1. Alinhamento das ações com as instituições internacionais (IAU,WRMA e ITRA).

2. Normatização dos eventos nacionais.

3. Registros de equipes/clubes, atletas, treinadores e demais profissionais.

4. Organização do sistema nacional de classificação de atletas.

5. Processo de seleção e composição de delegações.

Em caso de dúvidas, deve ser feito contato com o Departamento de Alto Rendimento através do e-mail cbat@cbat.org.br.

II. Registros de Atletas e demais Profissionais

Comunica-se que atletas praticantes de Corridas em Montanha, Trilha e Ultramaratona já podem efetuar cadastro na CBAt, acessando a página de formulários no site da entidade e encaminhando o formulário através da Federação Estadual de Atletismo do seu estado de residência.

Para efetuar o registro, os interessados devem acessar a página de formulário no site www.cbat.org.br/formulários, escolher o estado em que o registro será vinculado, preencher, imprimir e assinar o formulário, anexar uma fotocópia da carteira de identidade e uma foto 3×4 e entregar o formulário na respectiva Federação Estadual de Atletismo que fará o

encaminhamento para a CBAt, juntamente com o valor da respectiva taxa de registro. Praticantes da Ultramaratona deverão realizar cadastro de Corredores de Rua.

Treinadores, médicos, fisioterapeutas, massoterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fisiologistas que atuam nos segmentos acima, igualmente podem efetuar registro na Confederação.

Em caso de dúvidas, deve ser feito contato com o Departamento Técnico através do e-mail cbat@cbat.org.br.

III. Normatização de Eventos de Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona

Um próximo passo será dado junto a organizadores e promotores de eventos de Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona, afim de oficializar eventos na CBAt e federações Estaduais de Atletismo, dentro do mesmo protocolo já estabelecido para Corridas de Rua, observadas as particularidades de cada evento.